2007-09-06

De elite e ralé

Recebi uma reclamação. Me disseram que não devo usar palavras como "ralé" pois são extremamente ofensivas.

Fui ao dicionário para ver o significado de "ralé". Encontrei:
Ralé - camada inferior da sociedade; escumalha, escória social

então procurei "elite". Encontrei:
Elite - o que há de melhor numa sociedade ou num grupo, o escol,a flor, a parte mais fina, a nata; o melhor de qualquer grupo ou série; conjunto das pessoas mais cultas.

Eu utilizei "ralé" como o oposto de "elite". Interessante notar que são perfeitos antônimos. Se existe uma "elite", então também existe uma "ralé".

O que é o petismo se não é colocar a ralé para roubar um país inteiro? Eu não retiro uma palavra. Acho até que evitar o uso de uma palavra perfeitamente correta como "ralé" é restringir o meu direito de expressão. Eu quero deixar bem claro que ralé é uma coisa ruim que tem que ser colocada em seu devido lugar. Boa parte dos problemas do Brasil é causada por endeusar a miséria, ignorância e malandragem, chamando-as de "Cultura" em vez de corrigir estes defeitos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Zappi, eu quero acrescentar que foi a Ralé - camada inferior da sociedade, a escumalha a escória social, não importa se endinheirada ou dura, se alfabetizada ou analfabeta, se intelectualizada ou não, quem elegeu e reelegeu o Exú de Nove Dedos. O problema é que esta ralé da qual faz parte o Exú, por má fé, usa o termo elite em sentido pejorativo. Está corretíssimo o seu ponto de vista.

Anônimo disse...

No meu modo de vêr, os têrmos estão adequadíssimos, pois a ralé, impera no Brasil, pena que o Presidente eleito atualmente, governa a todos indistentamente. Parabéns Paulo.
Marici Bross

Maria do Espírito Santo disse...

E quando a ralé se refere a tal "elite" ela assim o faz desprovida da vontade de ofender? Para a escumalha, a escória (adorei!!!), qualquer um que se destaque por mérito e competência, por seriedade e ética é "dazelite".
A floresta petralha educa suas árvores: faz com que todas queiram a mesma quantidade de sol e com que nenhuma se destaque. Um "rebanho" de árvores muito apropriado para o pastoreio vegetal eco-petralhudo! Bando de lobos fingidores de naturebas comedores de miosótis!