2008-02-22

Mais Argentina

Já estou de volta à minha querida Australia. Visto daqui, é impressionante verificar quão pouco faz falta para que países como a Argentina e Brasil vão para a frente. Uma pitada de liberalismo econômico, outra pitada de respeito às leis... Não é necessário mais 'jeitinho', mais inventividade. Tudo o que acontece nesses países é devido à não execução de leis, fomentada pelos próprios governantes que seriam as primeiras vítimas de leis sendo cumpridas. Lula, por exemplo, não estaria no xadrez por corrupção ativa e passiva, e por roubo? Não teria sido expulso do governo já no 'mensalão'? O Congresso não teria ficado desfalcado com pelo menos um terço dos integrantes presos?

Recebi um interessante comentário de Fábio Cordeiro, que mora em Mar del Plata, sobre o meu post da chuva de lixo. Vejam o que ele diz, em azul:

Zappi, eu vivo na Argentina, Mar del Plata pra ser mais preciso, e sei bem do que vc tá falando. Mas, se me permite, queria só fazer uma ressalva: os cartoneros,em si, nao tem culpa de ser o que sao, sem o mínimo de estudos ou, melhor ainda, sem o mínimo de nada, é o que sobra mesmo pra essa gente (no Brasil, me lembro bem, o quente sao as latinhas). O problema está em que minha querida presidenta pinguina faz, que é perpetuar a miséria dando subsídios pra essa gente quando, acho eu, deveria era fazer com que os filhos fossem pra escola, dessem assistência médica, ajudassem os cartoneros a aprender alguma profissao que estivesse em falta, os ajudasse a inserir no mercado de trabalho. Daí, poderiam caminhar sozinhos. Mas, vaya saber para que querem perpetuar a miséria, né? Seguramente, nao é para que possam sempre dizer que justamente existem pra acabar com isso tudo que está aí...

Uma informaçao adicional: o prefeito de Buenos Aires recém empossado, é o Macri, antigo presidente do Boca. Ele é claramente de direita, o que prova que, pelo menos os portenhos (os que sao de Buenos Aires) já nao suportam mais os populistas. Há um pouco de esperança no ar, acredite.

Abraços.
Fabio Cordeiro


Obrigado pelo comentário, Fábio. Concordo em geral com o que você diz. Entretanto acho que em parte os "cartoneiros" tem culpa de ser o que são. Especialmente quando tem dúzias de filhos. Não se pode tratar um miserável como inimputável. Ele comete um crime quando traz dezenas de pequenos miseráveis ao mundo. A "presidenta" só comete outro quando se aproveita da situação com fins eleitoreiros e para mostrar como é "boa".

Quanto ao Macri, vamos ver o que ele faz. A reação de Buenos Aires é tardia, mas talvez dê certo. Se o Macri for um desses "direitistas" clássicos, estilo Reinaldo Azevedo, católico, contra o aborto, camisinha e pílula... o tiro vai sair pela culatra. A miséria continuará aumentando. Espero que não seja assim!!!

Nenhum comentário: